quarta-feira, 11 de abril de 2012

LANÇAMENTO EM ARACAJU DO LIVRO O CANGAÇO NAS BATALHAS DA MEMÓRIA


O livro CANGAÇO NAS BATALHAS DA MEMÓRIA do Prof. Antônio Fernando de Araújo Sá é fruto de longo trabalho de pesquisa histórica e historiográfica realizada no Departamento de História e no Mestrado em Letras da Universidade Federal de Sergipe. O tema, já visto e revisto de diferentes maneiras na cultura brasileira, é retomado na perspectiva da história cultural e da história da memória, pensando o cangaço como palimpsesto da cultura brasileira, isto é, no sentido de que é reescrito indefinidamente utilizando-se o mesmo material, mediante correções, acréscimos, revisões, deslizamentos. Cada texto remete a outro e o reinsere dentro de outras épocas e coordenadas com as quais marca sua diferença, mas, ao mesmo tempo, marca uma profunda e inequívoca filiação. Desse modo, nenhuma interpretação do cangaço escapa à configuração das forças discursivas em luta.
O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte, intitulada História, Memória e Literatura, proponho uma incursão erudita nas complexas relações entre história, literatura e memória do cangaço, relendo textos clássicos e contemporâneos numa perspectiva onde se entrecruzam o mito, a memória e a história.Na segunda parte do livro são desenvolvidas reflexões sobre as multifacetadas Memórias do Cangaço, tanto na memória popular sertaneja, quanto nas indústrias culturais.
Para o Prof. Antônio Montenegro da Universidade Federal de Pernambuco, esse trabalho é “um livro fundamental para o estudo do tema do Cangaço e de Lampião, em face da amplitude da pesquisa realizada nos mais diferentes campos historiográficos e culturais, e, também, pela refinada e cuidadosa análise teórica e metodológica.

O Cangaço nas Batalhas da Memória. Recife: Editora Universitária (UFPE), 2011
Valor: R$30,00 (trinta reais)
Número de páginas: 165

MUSEU DA GENTE SERGIPANA, 17 DE ABRIL DE 2012 - 19:00h

9 comentários:

  1. O curriculo do autor é um convite a leitura enquanto o tema me obriga a le-lo. é uma pena nao poder prestigia-lo durante o lançamento mas esteja certo de o lerei!

    Robson OLIVEIRA
    EX-orientanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Robson. Espero seu comentário sobre o livro. um abraço

      Excluir
  2. Infelizmente não vou poder prestigiar o lançamento, mas depois irei adquirir um exemplar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edivan. Gostaria muito de ouvir sua opinião sobre o livro.

      Excluir
  3. Ao tempo em que parabenizo, também saúdo o egrégio professor Fernando Sá pela publicação do novo livro. Cangaço e Memória, temas importantes e de relevância social(além de familiar para o autor) para um povo carente de sua própria história. Sinto não poder prestigiar a noite festiva e adquirir um exemplar autografado. Aproveito para perguntar onde o livro poderá ser adquirido.
    Um grande abraço e inté.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAro José Ailton, obrigado pelas palavras gentis. Os livros podem ser adquiridos comigo, mas deixarei exemplares na Escariz e Saraiva. Quero conhecer seus comentários sobre o livro. um abraço

      Excluir
  4. Parabéns Fernando! Pena mesmo foi não ter conseguido comparecer ao lançamento. Vou ler e comentar oportunamente. Forte abraço!
    Anselmo Silva

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, meu nome é Guerhansberger, estou cursando história na UFCG/CAJAZEIRAS, trabalho com essa temática, será que o senhor ainda tem um exemplara para me vender? Meu orientador me indicou essa obra, mas não consigo encontra-lá em nenhuma livraria.

    contato: guehansbegerlastro@hotmail.com

    ResponderExcluir